MAPA DAS RPPNs PAULISTAS
Mapa interativo das Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Estado de São Paulo.
Observamos que nem todos as propriedades/ reservas tem em seu arquivos e memorias descritivos da área desenhada, por isso, algumas reservas aparecem apenas como um ponto no mapa.
Navegue utilizando os itens da barra lateral esquerda.
Clique sobre o ícone de cada RPPN e confira:
- Nome e localização
- Área protegida
- Órgão responsável pelo seu reconhecimento
- Dados técnicos como o Índice Biota e a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
Para visualizar o mapa no seu navegador, clique aqui.
Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos: conjunto de órgãos e entidades que administram os recursos hídricos no Brasil. Seus principais objetivos são: coordenar a gestão integrada das águas; arbitrar administrativamente os conflitos relacionados com os recursos hídricos; implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos; planejar, regular e controlar o uso, a preservação e a recuperação dos recursos hídricos; promover a cobrança pelos recursos hídricos.
Índice Biota: trata-se de um indicador desenvolvido pelo Programa Biota Fapesp- Diretrizes para a conservação e restauração da Biodiversidade no Estado de São Paulo (2008). A escala(0 a 8) apresenta o número de vezes que uma área foi indicada para criação de ações que incrementem a conectividade, dentre as quais: a criação de RPPNs.
Plano de Manejo: documento técnico que define os objetivos gerais da UC, estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação de estruturas físicas.
Pagamento por Serviços Ambientais (PSA): programa de compensação financeira que vem sendo aplicado para que que as áreas de Mata Atlântica sejam mantidas e recuperadas.