VISÃO DE FUTURO É TEMA PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA DO BRASIL EM FLORIANÓPOLIS

capa factsheet FREPESP e WWF

VISÃO DE FUTURO 

É TEMA PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA DO BRASIL EM FLORIANÓPOLIS

Por Ana Celina Tiburcio

Nos próximos dias a capital catarinense, Florianópolis, será palco de reflexão e diálogo sobre o futuro das Unidades de Conservação do Brasil – públicas e particulares.

Abrindo a agenda com “O futuro das RPPNs”, o V Congresso Brasileiro das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CBRPPN) tem início dia 26 e vai até 29 de julho. Também, com os olhos voltados para o amanhã, o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que será realizado entre 31 de julho a 02 de agosto, debaterá sobre “Futuros Possíveis: Economia e Natureza”.

Neste amplo cenário as diferenças são poucas e as similaridades, muitas! Exemplos estão nos desafios e oportunidades que provocam a efetividade da gestão de áreas protegidas como a das chamadas Unidades de Conservação (UC) da Natureza.

Atuando na diversificada Rede em prol da Conservação da Biodiversidade, a Federação das Reservas Ecológicas Particulares do estado de São Paulo – FREPESP que apoia a Conservação Voluntária da Natureza – realizada a partir da vontade e comprometimento do proprietário de terra – vem trabalhando junto a parceiros para minimizar as dificuldades ao mesmo tempo em que potencializa oportunidades para a melhor gestão das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) paulistas. Além do fortalecimento da rede de instituições e de pessoas em prol da conservação voluntária do Estado.

Um trabalho fruto da parceria construída há mais de 10 anos entre FREPESP e WWF-Brasil que, em atuações conjuntas desde 2006, unem esforços pela conservação dos remanescentes florestais da Mata Atlântica e do Cerrado nas áreas das RPPNs do Estado, será apresentado no V CBRPPN junto ao lançamento do documento “Conservação Voluntária da Natureza no Estado de São Paulo” que consolida tais resultados. Já é possível baixar e conferir, aqui.

A sessão compartilhará “lições aprendidas” que resultam das principais ações realizadas junto as RPPNs paulistas nos últimos anos e que tem marco no desenvolvimento de um diagnóstico que, entre muitos dados e informações, confirma sobre as questões necessárias ao manejo dessas áreas protegidas.

Dentre os importantes desafios está combinar a sustentabilidade econômica em RPPNs – não só para as paulistas, mas, para as de todo o Brasil. É um dos grandes temas esperados no Congresso e que encontra eco em políticas governamentais; captação de recursos e incentivos; mecanismos compensatórios; aspectos jurídicos; políticas de conservação; processos de organização e herdeiros… Também temas a serem abordados no evento.

O Congresso Brasileiro de RPPN acontece desde 1996 e, em 2018, em sua 5ª edição objetiva fortalecer as RPPNs, mobilizar a rede de proprietários de RPPNs em todo o Brasil e promover a Conservação da Natureza em terras privadas.

Com expectativa de receber aproximadamente 200 pessoas, reunirá proprietários de RPPNs, gestores de reservas, gestores públicos, representantes de organizações do terceiro setor, consultores e pesquisadores, além de estudantes e demais interessados no tema.

  • Mais informações sobre o V CBRPPN, aqui.
  • Download do factsheet “CONSERVAÇÃO VOLUNTÁRIA DA NATUREZA NO ESTADO DE SÃO PAULO”, aqui.

______________________________________________________________

Comunicação FREPESP 
Ana Celina Tiburcio 
Comunicação e Conteúdo Ambiental 

Comentários

Comments are closed.

Preencha com seu comentário

Campos obrigatórios são marcados com *