SÃO PAULO SOMA MAIS 33,68 HA PROTEGIDOS COM A RPPN LAFIGUEIRA, A MAIS NOVA AFILIADA À FREPESP

 

 

Agosto/2017

 

SÃO PAULO SOMA MAIS 33,68 HA PROTEGIDOS COM A RPPN LAFIGUEIRA,

A MAIS NOVA AFILIADA À FREPESP

 

 

IMG_5078 A RPPN LAFIGUEIRA – NATURARTE é a mais jovem reserva ecológica privada paulista e, também, a mais recente associada à FREPESP! Reconhecida em âmbito federal, a RPPN possui 33,68 há e está localizada no município de Piracaia, na Serra da Mantiqueira.

 

Localizado a 100km da capital São Paulo, Piracaia destaca-se por atrair visitantes pelos recursos naturais e pela preservação da Natureza. E é neste contexto que se encaixa o propósito de conservação da natureza da RPPN LaFigueira que ressalta a região com suas trilhas, cachoeiras, fauna e flora selvagem, nascentes, falésias e miradouros.

 

Explorando as trilhas pode ser que ouça ou veja alguns dos moradores como: Bugius, saguis, veados, javalis, onça jaguatirica, lobo guara, bicho preguiça, tucanos, jacus, urubus, gaviões, colibri, ou ainda encontre a cachoeira alimentada pelas várias nascentes do local.

 

No século passado as terras eram da fazenda Fortaleza que produzia café e já contou com mais de 900 escravos e sua própria via férrea. Um dos últimos herdeiros foi trabalhar na capital e plantou um monte de araucárias. Hoje, a floresta voltou e ainda há deliciosos pinhões!

 

 

PESQUISAS E PROJETOS AMBIENTAIS. A sede fica no meio da RPPN “formatando” o LaFigueira como um espaço de acolhimento de projetos artísticos e trocas multiculturais.

 

O local privilegia a produção necessária ao desenvolvimento de projetos individuais ou coletivos por meio de seminários, residências artísticas e imersões.

 

 

 

Sua vista singular das montanhas em meio a uma rara paisagem natural favorece uma distinta tipologia de um espaço versátil que recupera o significado entre natureza e arte.

 

Dispõe de uma discreta estrutura de acomodação, alimentação e outros serviços que tornam o LaFigueira um ambiente de inspiração e mobilidade entre propostas.

 

Conforto e estrutura se unem para realização de encontros e experimentações de novos conceitos beneficiando a fusão entre a natureza e o humano – aprofundando a criação na área da música, dança, teatro, fotografia, vídeo e cinema.

 

FREPESP. Com a RPPN LaFigueira São Paulo chega a 90 RPPNs reconhecidas atualmente no estado, e que representam​ 21.730,60 hectares de áreas protegidas. Das 90 RPPNs, 34 são afiliadas à FREPESP e contribuem para a representatividade legítima em prol do movimento da conservação voluntária em terras privadas. Bem como do fortalecimento e desenvolvimento da federação paulista.

 

Benefícios – como seminários e capacitações – e incentivos importantes foram conquistados como o Pagamento por Serviços Ambientais para as RPPNs/ CAP-PSA/RPPN e a instituição do “Plano de Apoio à Proteção das RPPNs” junto ao “Programa RPPN Paulistas” da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

 

Os desafios continuam e a participação/ colaboração dos RPPNistas, de outros proprietários de terras que possuem reserva ecológica em sua área e da sociedade civil simpática ao movimento são bem vindas!

 

Conheça mais nos links:

http://www.lafigueira.com.br/

http://www.doit.blog.br/

Informações: thomas@naturarte.art.br

Facebook: LaFigueira @LaFigueiraPiracaia

_________________

Comunicação FREPESP

Comments are closed.