RPPNs SP SÃO CASE SOBRE OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA COP 14 NO EGITO

Micos - RPPN Sítio Duas Cachoeiras_RPPN SP

RPPNs SP SÃO CASE SOBRE OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA COP 14 NO EGITO

 

“As Unidades de Conservação e a importância para a proteção da biodiversidade” foi o tema (em português) da advogada da Fundação Florestal, Jéssica de Carvalho Hipólito, que palestrou no workshop “Biodiversity Law & Governance Day 2018”, na manhã do dia 23.11.18, na CBD/COP-14  14ª reunião da Conferência das Partes (COP 14) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) – em português. A palestra foi intitulada: “The Protected Areas and the Importance of the Biodiversity Protection” e o evento foi coordenado pela Professora e Superintendente de Gestão Ambiental da USP, Patrícia Faga Iglecias Lemos.

A apresentação tratou dos programas de incentivo e fomento desenvolvidos pelo Estado de São Paulo para apoio às RPPNs – o “Programa RPPN Paulistas”, com a indicação dos resultados obtidos a partir da implementação dos projetos e, ao final restou travada a correlação das sobreditas ações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e com as Metas de Aichi.

Dentre as considerações finais destacou-se a relevância das Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs para a proteção da biodiversidade, especialmente por meio da instituição e aumento dos corredores ecológicos, da proteção dos recursos hídricos, proteção da flora e fauna, além do importante trabalho de contenção dos efeitos das mudanças climáticas.

O convite para a realização da palestra se deu no âmbito do curso “Direito Ambiental e aspectos da Regularização Fundiária”, ministrado pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo – ESPGE.

Referência: Fundação Florestal/ Governo do Estado de São Paulo

______

A FREPESP agradece o “Programa RPPN Paulistas” da Fundação Florestal / SMA-SP, especialmente no nome da Ana Xavier e Oswaldo Bruno, que em parceria com a FREPESP tem sido fundamental para avançar em realizações, conquistas e oportunidades para as RPPNs do Estado.

O convite à advogada Jéssica é a prova do reconhecimento do trabalho da Fundação Florestal em prol da conservação da natureza – nos âmbitos público e privado. Porém, indiferentemente tem sua contribuição às sociedades local e global conforme sistematizam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como Objetivos Globais.

Programa RPPN Paulistas

O Programa Estadual de Apoio às RPPN Paulistas tem como objetivos estimular a criação e implementação de RPPN no Estado de São Paulo mediante uma série de ações de apoio e incentivo aos proprietários. O Programa RPPN Paulistas é coordenado pela Fundação Florestal, sendo instituído pelo Decreto Estadual n° 51.150/2006.

______________________________________________________________

Comunicação FREPESP 
Ana Celina Tiburcio 
Comunicação e Conteúdo Ambiental 

Comentários

Preencha com seu comentário

Campos obrigatórios são marcados com *