RPPN ALTO DO DECO – A MAIS NOVA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL DO VALE DO PARAÍBA

 

 

Novembro/2016

 

RPPN ALTO DO DECO

A MAIS NOVA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL

DO VALE DO PARAÍBA

 

 

 

LEGADO para as gerações futuras

Esta é a palavra chave para o proprietário da RPPN Alto do Deco, Antônio Carlos Braga, que deseja garantir a preservação de uma área da Mata Atlântica numa encosta importante da Serra da Mantiqueira – uma das regiões mais altas do Brasil.

Propícia para a preservação, é uma área de mata fechada que vai da cota de 1.200 metros até a cota de 2.000 metros, assim, de difícil acesso e caracterizando-se sobretudo como preservação da natureza!

A RPPN foi reconhecida em 11 de novembro de 2016 na ocasião do “Seminário: Paisagem, Conservação e Sustentabilidade Financeira: a contribuição das RPPNs para a biodiversidade paulista”, que aconteceu em Espírito Santo do Pinhal. Confira, aqui. 

 

 

CARACTERÍSTICAS

Localizada dentro da APA de São Francisco Xavier, A “RPPN Alto do Deco” ocupa mais da metade – 60% da área da Fazenda da Serra, e está situada no Bairro dos Ferreiras, no distrito de São Francisco Xavier, município de São José dos Campos.

São 67,03 hectares que protegem 03 nascentes e, também, há matas em estágio avançado de regeneração.

 

 

BIODIVERSIDADE

A região da Serra da Mantiqueira é reconhecida por ser uma importante área de diferenciação de aves no sudeste do Brasil.

 

AVIFAUNA – Muito rica!

Segundo levantamento realizado pela SAVE Brasil em setembro de 2015, foram identificadas 133 espécies, sendo três ameaçadas de extinção no estado de São Paulo (urubu-rei, araçari-banana e pavó) foram registradas apenas uma vez (um contato), bem como algumas das espécies quase ameaçadas de extinção, como o uru, a graúna, o limpa-folha-miúdo e o garimpeiro – registrados diversas vezes no período do levantamento.

Interessante mencionar sobre o estudo realizado que “a composição da comunidade de aves registrada na Fazenda da Serra, embora ainda incompleta, devido ao baixo esforço amostral, apresenta um padrão tipicamente florestal e com a presença de espécies indicadoras da qualidade do habitat. ”

 

PALMITO JUÇARA

Ponto de atenção no estudo da SAVE Brasil refere-se a presença da palmeira juçara Euterpe edulis – considerada de grande importância para a comunidade de aves frugívoras e que, nas áreas visitadas da Fazenda da Serra foram encontrados indivíduos em todos os estágios, como jovens e adultos em frutificação.

Porém, moradores relataram a crescente atividade de corte ilegal da palmeira juçara nas fazendas da região. Sendo assim, sem que haja um controle da atividade de palmiteiros, é dado como certo que haverá extração ilegal nas áreas da fazenda, principalmente nas partes mais altas, com relevo acidentado e de difícil acesso para atividades de fiscalização.

Confira e baixe o relatório da SAVE Brasil “Avifauna da Fazenda da Serra, São Francisco Xavier, SP”.

 

MAMÍFEROS E MARSUPIAIS

Registros fotográficos e avistamento confirmam a ocorrência de onça parda, muriqui, bugio, sauá, sagui da serra escuro, veado campeiro, irara, jaguatirica, cachorro do mato, gambá, paca, esquilo e tatu (veja nas imagens).

Destaque ao muriqui, o maior primata das Américas – ameaçado de extinção, símbolo do distrito de São Francisco Xavier.

 

collage_

 

 

CORREDOR ECOLÓGICO

Ótima notícia para a biodiversidade é a conexão entre a “RPPN Alto do Deco” e a “RPPN O Primata”, somando um corredor ecológico contínuo de aproximadamente 420 hectares de preservação integral em caráter perpétuo e legal.

 

 

TURISMO, EDUCAÇÃO E PESQUISA

Já acontece:

Apoio a pesquisas. Há, na propriedade, um alojamento para receber gratuitamente pesquisadores interessados em estudar a fauna e/ou flora da reserva natural. Sejam bem-vindos Universidades e seus pesquisadores.

Planos para acontecer:

Atividades de educação ambiental.

Turismo de observação de aves.

 

 

__________________________________

Comunicação FREPESP

Ana Celina Tiburcio

Propósito RP – Comunicação para a Sustentabilidade

Comments are closed.