Reflexão, avaliação e proposição marcam a Assembleia 2018 da FREPESP

10

REFLEXÃO, AVALIAÇÃO E PROPOSIÇÃO MARCAM

A ASSEMBLEIA 2018 DA FREPESP

 

A Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (AGOE) 2018 da FREPESP aconteceu na tarde de 26 de abril no Centro de Pesquisa e Formação do SESC, em São Paulo.
Um momento de validação, avaliação, reflexão, proposição e visão dos passos seguintes! Continuidades e novidades rumo ao enfrentamento dos desafios e das melhorias da Federação e RPPNs paulistas. Fundamental cada um dos RPPNistas que participaram via Skype e presencialmente para as contribuições e integração! A Rede da Conservação Voluntária da Natureza se fortalece… Integração, troca de conhecimentos e experiências…

Após os cumprimentos realizados pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Toni Carioba, às 14h30, deu-se início a Assembleia. Além dos RPPNistas presentes, foi possível que proprietários de RPPNs participassem a distância – via Skype, com legitimidade de participação e presença.
Algumas das questões colocadas pela Secretaria Executiva da Federação:

Estatutárias obrigatórias: (i) apresentação e aprovação das Contas do exercício financeiro de 2017; (ii) apresentação e aprovação do relatório executivo de atividades do exercício financeiro de 2017 – que pode ser consultado, aqui; e, (iii) apresentação e validação do Planejamento Estratégico da FREPESP para 2018, que aconteceu no seguinte contexto: devolutiva sobre a reunião do Conselho Deliberativo; sustentabilidade – Plano de Negócios da Federação; oportunidades geração de receitas; e agenda de atividades.

A reunião do Conselho Deliberativo tratou dos seguintes temas:

• Extração de Palmito e Areia nas propriedades rurais com ou sem RPPN.
• Representatividade da FREPESP por meio de RPPNistas em órgãos e conselhos ambientais, bem como Unidades de Conservação.
• Representatividade da FREPESP diante do total das áreas protegidas pela conservação voluntária paulista – considerando esforços obrigatério e voluntário nas propriedades que possuem RPPNs – no contexto tanto do Bioma Mata Atlântica quanto do Bioma Cerrado do Estado de São Paulo.
• Avaliação da FREPESP enquanto organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Pensando em negócios e oportunidades, a Assembleia tratou: sobre a possibilidade de titularização de OSCIP para a FREPESP; possibilidade de projetos aguardando avaliação quanto a aprovação; realização de eventos em parceria com RPPNs jurídicas; parceria com o Portal e-Flora – que abre a oportunidade para receber e divulgar conteúdo estratégico sobre Conservação Voluntária da Natureza (RPPN) de e para todo o Brasil, bem como empreender/promover cursos também relacionados ao tema.

Ainda, o “Programa RPPN Paulistas” via Fundação Florestal/ SMA-SP, representados por Oswaldo Bruno e Ana Xavier, informou na ocasião sobre o 3º Edital de Pagamento por Serviço Ambiental – CAP/RPPN que foi aprovado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA-SP), e com o valor de R$ 1.000.000,00 para o projeto. Atualmente, o edital está em fase de estudo de cenários com a possibilidade de inclusão de RPPNs de propriedade de pessoas jurídicas.

O Livro das RPPNs SP também foi pauta. Está em fase de produção dos conteúdos e, em breve, novidades! Além, da possibilidade para ampliação da parceria com o Sesc/SP focada em turismo social, e da iniciativa apresentada sobre Créditos de Carbono – que trata-se da aplicação de metodologias oficiais para cálculo de quantidade de carbono removido pelas RPPNs. Essa proposta está em fase final de formatação e será implementada via projeto piloto na RPPN Gigante do Itaguaré para avaliação e replicação.

Por fim, entre outros assuntos tratados destaca-se a oportunidade de aquisição da coleção de livros “Árvores Nativas do Brasil”, do fotógrafo Silvestre Silva, para RPPNistas associados a preços especiais. Além de lindos, são cheio de conteúdo para apreciadores de matas!

A FREPESP agradeceu e agradece mais uma vez ao SESC SP pela parceria, o espaço foi perfeito e acolhedor!

RPPNs presentes:

Associadas: Toca da Paca, Reserva Ecológica Amadeu Botelho, Sitio Primavera e Curucutu
Não associada: Hércules Florence
Em processo de criação: Gigante do Itaguaré e Reserva Natural Sesc
Zezé Zakia – Associada e Conselheira da Federação na gestão 2016-2018
RPPNs Participantes on-line:
RPPN Pedra da Mina, e RPPN Cachoeira Serra Azul; RPPN Parque Florestal São Marcelo, RPPN Mata dos Macacos, RPPN Paineiras e RPPN Floresta das Águas Perenes. E, em processo de criação: RPPN Robson Laprovitera.
Acesse a ATA, aqui.

————–

“O Futuro das RPPNs”

A propósito, em 2018, acontecerão 3 eventos que promoverão e discutirão a melhor gestão, incentivos e perspectivas da conservação da natureza: o Congresso Brasileiro de RPPNs – V CBRPPN que traz “O Futuro das RPPNs” como tema prioritário, para saber mais, acesse: www.vcbrppn.com, o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação – IX CBUC que traz a abordagem “Futuros Possíveis: Econiomia e Natureza” para o debate, para saber mais, acesse: https://eventos.fundacaogrupoboticario.org.br/IXCBUC e o Congresso Latinoamericano de Conservação Voluntária que irá acontecer no Peru! Vamos?
E vamos em frente!

___________________________________________

Comunicação FREPESP 
Ana Celina Tiburcio 
Comunicação e Conteúdo Ambiental 

Comentários

Comments are closed.

Preencha com seu comentário

Campos obrigatórios são marcados com *