Institucional

 

A Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo – FREPESP é uma entidade que representa os proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPN do Estado de São Paulo e outras categorias da conservação voluntária. Desde 2001, juntamente com as Organizações da Sociedade Civil e Órgãos Públicos Ambientais vem trabalhando para implementar políticas públicas de apoio à criação, implementação e gestão dessas reservas ecológicas.

Até o momento, 89 (oitenta e nove) RPPNs foram criadas no Estado, representando a proteção de 21.773,73 ha de mata atlântica e cerrado paulistas – para a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais. As áreas naturais protegidas por privados são reconhecidamente umas das formas efetivas para proteger as florestas – que sofrem muitas ameaças. Pois, essas áreas contribuem na conectividade com outras áreas naturais; com o sistema oficial de áreas protegidas do país e, na manutenção e/ou restauração de funções ecossistêmicas tão fundamentais para a vida humana!

Apesar dos desafios envolvidos na gestão, monitoramento e fiscalização das reservas, a conservação voluntária assume junto ao poder público o compromisso da sustentabilidade de uma reserva ecológica – uma Unidade de Conservação.

A FREPESP representa não só uma associação, que no âmbito estadual e, mesmo federal, é estratégica para a conservação da biodiversidade. Mas, um grupo de proprietários de áreas naturais protegidas que buscam apoio e reconhecimento perante a sociedade como um todo, principalmente, no que diz respeito às políticas públicas e, incentivos fiscais e financeiros.

Acreditamos que partir de uma rede colaborativa e participativa entre diferentes atores – que  envolvem  os  governos  federal,  estadual  e  municipal, bem como iniciativa privada,  organizações do terceiro setor, é possível ampliar o atendimento das demandas da conservação voluntária.

IDENTIDADE INSTITUCIONAL

MISSÃO

Promover e fortalecer a conservação da biodiversidade nas propriedades particulares do Estado de São Paulo, atuando por meio de parcerias estratégicas e incentivando o aumento do quadro de áreas protegidas, para o benefício das presentes e futuras gerações.

VISÃO

Ser reconhecida como entidade representativa do movimento de conservação em terras privadas no Estado de São Paulo. Ser referência na conservação da natureza em áreas privadas.

VALORES

Transparência nas relações
Respeito com as pessoas e com o meio ambiente
Comprometimento com a causa ambiental