PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO FREPESP 2017-2018

 

Março/2017

 

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO FREPESP 2017-2018

 

 

 

 

 

Na última quinta-feira, 09 de março, a equipe da FREPESP se reuniu com parceiros, no Sesc Vila Mariana, para trabalhar algumas diretrizes de seu planejamento estratégico 2017-2018. A intenção da FREPESP foi alinhar agendas e demandas conjuntas para o fortalecimento das ações em prol da conservação voluntária em terras privadas no Estado.

A FREPESP tem em sua missão “promover e fortalecer a conservação da biodiversidade nas propriedades particulares do Estado de São Paulo, atuando por meio de parcerias estratégicas”, e entende que uma rede de parceiros bem construída e com objetivos alinhados pode trazer recompensas motivadoras para todos, principalmente, um legado de positivas transformações para as atuais e futuras gerações.

Após a apresentação e discussão do cenário atual da conservação em terras privadas paulista, foi validado três eixos de proposições: (i) Representatividade; (ii) Articulação, e (iii) Gestão de Recursos.

Neste sentido, também foram considerados como temas de interesse para os proprietários de RPPNs e outras categorias de conservação voluntária em terras privadas, o turismo sustentável, as parcerias acadêmicas, a efetividade no manejo, o plano de negócios para as RPPNs/propriedade, a educação ambiental, e as questões de conformidade/regularização com a nova lei florestal.

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs têm grande potencial turístico, algumas já praticam e muitas têm o interesse em desenvolver esta atividade, bem como de educação ambiental e pesquisa científica – ações que somam esforços na conservação da biodiversidade, bem como trazem oportunidades socioeconômica e socioprodutiva para a comunidade do entorno e região.

Outras questões foram levantadas como perfil e forma de ser um associado da FREPESP, e que serão levadas à Assembleia da FREPESP que acontecerá no próximo dia 31.

Participaram do encontro a Fundação Florestal e a Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o WWF Brasil, o Sesc SP , Conselheiros da FREPESP, Projetos Lezulat, a agência Vermelho Amarelo, a International Paper, e representante de área de soltura no Estado de São Paulo.

A FREPESP agradece a todos pela presença e participação. Agradecemos mais uma vez o Sesc SP, sempre parceiro e colaborativo, e em especial o Sesc Vila Mariana pelo espaço e receptividade maravilhosos.

Clichês a parte: “Juntos somos e fazemos mais”.

“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas! ” Airton Senna

______________

Comunicação FREPESP

Ana Celina Tiburcio

Propósito RP – Comunicação para a Sustentabilidade

 

Comments are closed.