PARCERIA FREPESP E WWF-BRASIL LEVARÁ “LIÇÕES APRENDIDAS” AO CONGRESSO DE RPPN, EM FLORIANÓPOLIS

V CBRPPN_FREPESP RPPN

PARCERIA FREPESP E WWF-BRASIL LEVARÁ “LIÇÕES APRENDIDAS” AO CONGRESSO DE RPPN, EM FLORIANÓPOLIS

 

O V Congresso Brasileiro de RPPN está chegando!

O V CBRPPN acontecerá de 26 a 29 de julho, em Florianópolis/SC e, além da programação que você pode conferir aquiFREPESP e WWF-Brasil convidam você para compartilhar e trocar na sessão de apresentação e bate papo sobre “Lições Aprendidas” – resultado das principais ações realizadas junto as RPPNs paulistas no ano de 2017, que ocorrerá durante o Congresso.

Um trabalho e oportunidades frutos da parceria construída há mais de 10 anos entre as organizações que, em atuações conjuntas desde 2006, unem esforços pela conservação dos remanescentes florestais da Mata Atlântica e do Cerrado em terras privadas no estado de São Paulo, principalmente representadas pelas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

Um marco dessa parceria foi o desenvolvimento de um diagnóstico das RPPNs Paulistas, no qual foram identificados perfil e dados de RPPNs e de seus proprietários, bem como necessidades e desafios para a efetividade de manejo dessas áreas protegidas. Tais informações subsidiaram planejamento e articulação da Federação paulista de RPPNs com objetivo de fortalecer a rede de instituições e de pessoas em prol da conservação voluntária do Estado.

Desafios e oportunidades estão no cenário destas lições aprendidas, e dentre os maiores desafios está combinar a sustentabilidade econômica em RPPNs – não só para as paulistas, mas, para as de todo o Brasil.

Alternativa relevante é despertar e aprimorar a visão empreendedora de proprietários e gestores de RPPN, sendo primordial para o avanço concreto da conservação voluntária da natureza em termos sustentáveis – in situ, local e regional. Trazendo engajamento de atores desde herdeiros destas Reservas até uma rede de geradores de atividades (permitidas/adequadas) nestas unidades de conservação particulares – entre políticas públicas e incentivos fiscais e econômicos.

Neste sentido, o V CBRPPN que tem como tema prioritário “O futuro das RPPNs” abordará os temas: políticas governamentais; captação de recursos e incentivos; mecanismos compensatórios; aspectos jurídicos; políticas de conservação; processos de organização; sustentabilidade econômica; e herdeiros (clique nas imagens para conferir painéis). 

Além do debate destes importantes temas para fazer acontecer a melhor gestão e sustentabilidade das RPPNs, o Congresso promete integração, troca de experiências e entretenimento! Neste clima, se prepara para receber proprietários de RPPNs, gestores de reservas, gestores públicos, representantes de ONGs, pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema.

O Congresso Brasileiro de RPPN acontece desde 1996 e, em 2018, em sua 5ª edição objetiva fortalecer as RPPNs, mobilizar a rede de proprietários de RPPNs em todo o Brasil e promover a Conservação da Natureza em terras privadas.

A FREPESP convida você para participar do V CBRPPN quando será lançado o documento que consolida “Lições Aprendidas” na parceria 2017 entre FREPESP e WWF-Brasil e, também, será compartilhado com RPPNistas e interessados no tema!

Participe! Venha somar na contribuição e construção da Rede da Conservação Voluntária da Natureza!

Mais informações sobre o V CBRPPN, aqui.

______________________________________________________________

Comunicação FREPESP 
Ana Celina Tiburcio 
Comunicação e Conteúdo Ambiental 

Comentários

Comments are closed.

Preencha com seu comentário

Campos obrigatórios são marcados com *