MAPA

MAPA DAS RPPNs PAULISTAS

 

Mapa interativo das Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Estado de São Paulo.

Observamos que nem todos as propriedades/ reservas tem em seu arquivos e memorias descritivos da área desenhada, por isso, algumas reservas aparecem apenas como um ponto no mapa.

Navegue utilizando os itens da barra lateral esquerda.

Clique sobre o ícone de cada RPPN e confira:

  • Nome e localização 
  • Área protegida
  • Órgão responsável pelo seu reconhecimento
  • Dados técnicos como o Índice Biota e a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Para visualizar o mapa no seu navegador, clique aqui.

 

 

 

Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos: conjunto de órgãos e entidades que administram os recursos hídricos no Brasil. Seus principais objetivos são: coordenar a gestão integrada das águas; arbitrar administrativamente os conflitos relacionados com os recursos hídricos;  implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos; planejar, regular e controlar o uso, a preservação e a recuperação dos recursos hídricos; promover a cobrança pelos recursos hídricos.

Índice Biota: trata-se de um indicador desenvolvido pelo Programa Biota Fapesp- Diretrizes para a conservação e restauração da Biodiversidade no Estado de São Paulo (2008). A escala(0 a 8) apresenta o número de vezes que uma área foi indicada para criação de ações que incrementem a conectividade, dentre as quais: a criação de RPPNs.

Plano de Manejo: documento técnico que define os objetivos gerais da UC,  estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação de estruturas físicas.

Pagamento por Serviços Ambientais (PSA): programa de compensação financeira que vem sendo aplicado para que que as áreas de Mata Atlântica sejam mantidas e recuperadas.