mapa

Mapa das RPPNs Paulistas

Visualize todas as RPPNs paulistas, onde estão localizadas, a área que elas protegem e em alguns casos o polígono que elas descrevem. Navegue utilizando os itens da barra lateral esquerda

Seja bem-vindo ao mapa interativo das RPPNs do Estado de São Paulo. Antes de começar a explorar o mapa, vale lembrar que ele mostra apenas as RPPNs do Estado de São Paulo. Existem RPPNs em outros estados brasileiros, porém listamos apenas as que estão no estado paulista. Nem todos as propriedades tem em seu arquivos e memorias descritivos a área desenhada, por isso algumas reservas aparecem apenas como um ponto no mapa.

Clique sobre o ícone de cada RPPN para ver o nome da propriedade, a área protegida, o órgão responsável pela criação e até alguns dados mais técnicos como o Índice Biota e a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Caso você prefira visualizar o mapa no seu navegador, clique aqui.

 

Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos: conjunto de órgãos e entidades que administram os recursos hídricos no Brasil. Seus principais objetivos são: coordenar a gestão integrada das águas; arbitrar administrativamente os conflitos relacionados com os recursos hídricos;  implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos; planejar, regular e controlar o uso, a preservação e a recuperação dos recursos hídricos; promover a cobrança pelos recursos hídricos.

Índice Biota: trata-se de um indicador desenvolvido pelo Programa Biota Fapesp- Diretrizes para a conservação e restauração da Biodiversidade no Estado de São Paulo (2008). A escala(0 a 8) apresenta o número de vezes que uma área foi indicada para criação de ações que incrementem a conectividade, dentre as quais: a criação de RPPNs.

Plano de Manejo: documento técnico que define os objetivos gerais da UC,  estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação de estruturas físicas.

Pagamento por Serviços Ambientais (PSA): programa de compensação financeira que vem sendo aplicado para que que as áreas de Mata Atlântica sejam mantidas e recuperadas.