LIVRO RETRATA O PROTAGONISMO DE PROPRIETÁRIOS PARTICULARES NA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

Pássaro voando na RPPN Amadeu Botelho localizada no município de Jaú

(Crédito: Silvestre Silva – Pássaro voando na RPPN Reserva Ecológica Amadeu Botelho, Jaú) 

LIVRO RETRATA O PROTAGONISMO DE PROPRIETÁRIOS PARTICULARES NA

CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

 

Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN é uma categoria de Unidade de Conservação da Natureza privada cujo proprietário voluntariamente assume proteger uma área de floresta em sua propriedade em caráter perpétuo. As histórias destas pessoas que mantêm estas reservas – que podem ser física e jurídica, estão presentes no livro “Cultura e Natureza – Áreas Protegidas do Estado de São Paulo: RPPNs”, a ser lançado no dia 26 de outubro, às 19h, no Centro de Pesquisa e Formação Sesc SP.

O livro, realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apresentação da AB Concessões, patrocínio da Companhia de Navegação Norsul e co-patrocínio das empresas Engie Brasil Energia e Banco ING, relata a expedição realizada pelo fotógrafo-naturalista Silvestre Silva, acompanhado de seus assistentes-viajantes, numa verdadeira busca por informações e registros visuais e vivenciais, em campo e por diferentes regiões do território paulista.

O intuito do livro é o de introduzir o leitor no universo cultural e ambiental no qual as RPPNs estão inseridas, para depois mergulhar no roteiro percorrido pela expedição no Estado, no qual o Fotógrafo e seus assistentes tiveram a oportunidade de visitar as RPPNs presentes na obra. A segunda parte da publicação, na qual são abordadas as particularidades de cada unidade de conservação, possui dois textos: um no qual o fotógrafo apresenta um breve relato de sua visita a cada uma das propriedades, seguido de outro mais informativo que aborda detalhadamente as realidades de cada Reserva.

A publicação que foi co-idealizada pela FREPESP e pela Bela Vista Cultural tem o objetivo de tornar-se um material de referência sobre o universo das RPPNs Paulistas. E sua divulgação está acompanhada de apresentações em municípios do interior do Estado de São Paulo, no qual a equipe editorial (com apoio da Secretaria da Educação, do SESC e da Editora Sesi), dialogará com a população local e estudantes de escolas públicas sobre o livro e o trabalho desenvolvido por estes proprietários em prol da Conservação Voluntária da Natureza.

Este projeto é fruto do esforço realizado desde 2014 pela associação que representa os RPPNistas do Estado de São Paulo, a FREPESP, que em parceria com a editora Bela Vista Cultural obteve aprovação de edição pelo Ministério da Cultura, e contou com apoio da Fundação Florestal e do WWF-Brasil para sua realização. Os textos sobre as propriedades são de autoria de Federica Fochesato, sob coordenação de Ana Celina Tiburcio e crivo de Ana Maria Soares na consolidação das informações disponibilizadas pelos proprietários de RPPNs e pela FREPESP.

__________________________

Projeto “Cultura e Natureza – Áreas Protegidas do Estado de São Paulo: RPPNs”

Comentários

Comments are closed.

Preencha com seu comentário

Campos obrigatórios são marcados com *