Institucional

FREPESP

A Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo – FREPESP é uma entidade que representa os proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPN do Estado de São Paulo e outras categorias da conservação voluntária em terras privadas.

Desde 2001, juntamente com as Organizações da Sociedade Civil e Órgãos Públicos Ambientais vem trabalhando para implementar políticas públicas de apoio à criação, implementação e gestão dessas reservas ecológicas.

Até o momento são 89 RPPNs reconhecidas no Estado de São Paulo representando a proteção de 21.773,73 ha de mata atlântica e cerrado paulistas – destinadas à conservação da biodiversidade e dos recursos naturais e também garantindo a manutenção dos serviços ecossistêmicos.

A FREPESP, uma associação, que no âmbito estadual e, mesmo federal, é estratégica para a conservação da biodiversidade, representa um grupo de proprietários de áreas naturais protegidas que buscam apoio e reconhecimento perante a sociedade como um todo, principalmente, no que diz respeito às políticas públicas e, incentivos fiscais e financeiros.

A FREPESP acredita que a partir de uma rede colaborativa entre diferentes atores – envolvendo  os  governos  federal,  estadual  e  municipal, bem como iniciativa privada e organizações do terceiro setor é possível ampliar o atendimento das demandas da conservação voluntária em terras privadas. Afinal…

Conservação voluntária, todo mundo ganha!

IDENTIDADE INSTITUCIONAL

MISSÃO

Promover e fortalecer a conservação da biodiversidade nas propriedades particulares do Estado de São Paulo, atuando por meio de parcerias estratégicas e incentivando o aumento do quadro de áreas protegidas, para o benefício das presentes e futuras gerações.

VISÃO

Ser reconhecida como entidade representativa do movimento de conservação em terras privadas no Estado de São Paulo. Ser referência na conservação da natureza em áreas privadas.

VALORES

# Transparência nas relações
# Respeito com as pessoas e com o meio ambiente
# Comprometimento com a causa ambiental