FREPESP PARTICIPA DO “VI SEMINÁRIO PRODUTOR RURAL NO MEIO AMBIENTE”, COM O TEMA “BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS”

 

ABRIL/2016

FREPESP PARTICIPA DO “VI SEMINÁRIO PRODUTOR RURAL NO MEIO AMBIENTE”, COM O TEMA “BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS”

 

No dia 29 de abril, a FREPESP participou da programação do “VI Seminário Produtor Rural no Meio Ambiente”, com o tema “Boas Práticas Ambientais”, realizado pelo Sindicato Rural de Cruzeiro e Lavrinhas, em parceria com o GT (Grupo de Trabalho) Boas Práticas e GT RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), ambos do CONAPAM (Conselho Consultivo da APA Serra da Mantiqueira), através do sistema FAESP/SENAR (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo/ Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo).

O 1º Painel, Produção Sustentável, contou com as explanações de Douglas Bello (Sítio do Bello), e Bruno Negretti, do NEA (Núcleo de Educação Ambiental) Mantiqueira, sobre Sistema Agroflorestal. Bello pontuou a produção de frutas nativas, seus benefícios e oportunidades num país onde ainda pouco desfrutamos de nossas frutas nativas!

Já Negretti trouxe reflexões sobre a dimensão social de sistemas agroflorestais e as faces da tecnologia para o homem no campo. Ainda, colocou a questão da saúde como ‘produto’ de interesse universal. Valor agregado no modo sistema agroflorestal de ser.

 

collage01

 

O 2º Painel, Conservação, contou com as experiências de negócios sustentáveis de Guaraci, produtor rural e proprietário da RPPN Sítio Duas Cachoeiras, em Amparo.

Flávio Ojidos, consultor ambiental e voluntário da FREPESP, explanou sobre ações de incentivos às RPPN e sobre o Projeto Protetores da Mata que, além de parceiros, conta com o apoio financeiro do Fundo Casa, e, o objetivo de fortalecer e aumentar a proteção das RPPN como estratégia para conservação da biodiversidade paulista.

Em seguida, Sávio Monteiro, proprietário da RPPN Pedra da Mina, deu um depoimento sobre suas experiências com o PSA – Pagamento por Serviços Ambientais e o trabalho que a Polícia Militar Ambiental vem realizando, em parceria com a FREPESP, na sua reserva.

O Seminário trouxe também a palestra “Empreendendo no Turismo Rural”, com a Consultora de Negócios do Sebrae/SP, Sâmia Borges dos Santos, que pontuou questões como parcerias locais, segurança, comunicação, sinalização e planejamento para o turismo rural bem sucedido.

Com cerca de 100 participantes de organizações sem fins lucrativos, governamentais e privadas, o Seminário foi um sucesso pelos temas dialogados, interação e integração entre todos.

Vale aqui citar e agradecer o maravilhoso café da manhã preparado pela D. Lúcia e D. Katiusca e, o almoço, também maravilhoso, preparado pelo Restaurante Essência do Vale. A Frepesp agradece mais uma vez ao Sindicato Rural de Cruzeiro e Lavrinhas pela oportunidade de participação, bem como aos demais apoiadores do evento.

O evento aconteceu no Museu Major de Novais, um lugar lindo!

______________________________

FREPESP

Ana Celina Tiburcio
Comunicação para a Sustentabilidade

Comments are closed.