FREPESP E “PROGRAMA RPPN PAULISTAS” PARTICIPAM DA REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DA APA SÃO FRANCISCO XAVIER

 

 

Agosto/ 2017

FREPESP E “PROGRAMA RPPN PAULISTAS” PARTICIPAM DA REUNIÃO DO

CONSELHO CONSULTIVO DA APA SÃO FRANCISCO XAVIER 

 

Na tarde de 17 de agosto no distrito joseense São Francisco Xavier reuniram-se junto ao conselho da Área de Proteção Ambiental – APA São Francisco Xavier organizações da sociedade civil, órgãos ambientais e da defesa civil e entre moradores/ atores locais para a reunião mensal deste Conselho.

 

 

 

 

 

Com o intuito de divulgar e entender mais sobre as Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs, a FREPESP foi convidada a participar e quando apresentou o trabalho que vem desenvolvendo sobretudo nestes últimos 5 anos – também, desafios e conquistas ao longo de seus 16 anos de existência.

 

Hoje, SJCampos possui 04 RPPNs sendo que 03 delas estão na região da APA do Distrito – são elas RPPN O Primata, RPPN Reserva dos Muriquis e a RPPN Alto do Deco.

 

São Francisco Xavier tem características ímpares para o fortalecimento da conservação voluntária em terras privadas, e entendemos isso num contexto maior da conservação da biodiversidade da Serra da Mantiqueira – uma formação que abriga incontáveis riquezas da flora e da fauna, paisagens deslumbtantes e inúmeras nascentes d´água de máxima importância para esta região do Vale do Paraíba – habitada da Mata Atlântica Paulista e também fluminense.

 

A Fundação Florestal também esteve presente apresentando o trabalho do “PROGRAMA RPPN PAULISTAS“, o qual a FREPESP é parceira em algumas atividades e ações.

 

Além das questões que envolvem o reconhecimento de uma RPPN, foi destacado o Pagamento de Serviços Ambientais – PSA para as RPPNs paulistas que está em seu 2º edital.

 

A tarde de conversa trouxe ainda o Desafio das Serras, circuitos que unem esporte e natureza desde 2012 e, neste ano, em setembro traz a 3ª edição para SFXavier.

 

Muito interessante saber de todo o cuidado com o planejamento do evento em relação a minimizar ao máximo os potenciais impactos ambientais – possuindo inclusive um plano de emergência da mitigações.

 

Foi possível conhecer também o trabalho do Núcleo Comunitário de Defesa Civil – NUDEC que visa oferecer sobretudo mais conhecimento e apoio ao distrito em relação às questões relacionadas ao controle e combate a incêndios.

 

Agradecemos o convite da APA para participar da reunião de seu Conselho e poder conversar e trocar sobre conservação voluntária em terras privadas…seus avanços, incentivos, resultados até aqui e visão futura da FREPESP.

 

Estamos à disposição para mais esclarecimentos! 

 

Conservação voluntária, todo mundo ganha! 🐍
#rppn #conservacaodabiodiversidade #conservacaovoluntaria #frepesp 

#saofranciscoxavier #sfx #sjcampos #sjc

 

🐵🐒🐵  São Francisco Xavier abriga mata que é casa de muitos Muriquis, o maior Primata das Américas! O distrito localiza-se ao norte do município paulista de São José dos Campos. Lá a mata atlântica é desenhada pela majestosa Serra da Mantiqueira.

Saiba mais sobre a APA São Francisco Xavier, aqui.

____________________

Comunicação FREPESP

 

Comments are closed.