FREPESP E FUNDAÇÃO FLORESTAL DEFINEM PRÓXIMAS AÇÕES DE PARCERIA

Abril/2015

 

FREPESP E FUNDAÇÃO FLORESTAL DEFINEM PRÓXIMAS AÇÕES DE PARCERIA 

 

O encontro ocorreu na última terça (24/03) e contou com a participação do Conselheiro da FREPESP; serviu para abordar e discutir as atividades previstas no plano de trabalho da parceria

Por Carolina Grohmann

O encontro ocorreu na última terça-feira, dia 24/03, para discutir as atividades previstas no plano de trabalho da parceria, como a publicação do segundo edital do Crédito Ambiental Paulista e do Pagamento por Serviços Ambientais (CAP-PSA/RPPN) e a importância da participação das Pessoas Jurídicas no edital para o fortalecimento do programa e da FREPESP.

Segundo Flávio Ojidos, Conselheiro da FREPESP, foi solicitada, durante a reunião, a possibilidade de aditamento no termo de convênio para o Governo do Estado viabilizar recursos financeiros para a FREPESP. “O repasse de recursos por parte do Governo do Estado seria muito importante para que a FREPESP pudesse expandir sua atuação em prol da conservação voluntária no Estado de São Paulo”, justifica.

Ainda foi discutida a execução da primeira edição da oficina Plano de Apoio à Fiscalização e Proteção das RPPNs, planejada em parceria com a Coordenação de Fiscalização Ambiental (CFA), da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (SMA-SP) e o Comando da Polícia Ambiental, com a finalidade de aproximar os comandantes de batalhão da Polícia Ambiental com os RPPNistas do Estado de São Paulo. A primeira oficina ocorrerá em 16 de abril no Vale do Paraíba e deve ser executada em outras regiões, sem data e locais ainda
definidos.

Por fim, também foi lembrada que está em discussão com a Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) uma data para realizar uma oficina sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para todas as RPPNs paulistas.

A parceria da FREPESP com a Fundação Florestal está prevista para ser finalizada em dezembro deste ano, mas, segundo Ojidos, o Termo de Convênio deve ser renovado para mais dois anos. “A parceria da FREPESP com a Fundação Florestal (FF) é de fundamental importância para a continuidade e melhor estruturação do Programa Paulista das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)”, afirma o Conselheiro.

Comments are closed.