FREPESP E CBRN SE REÚNEM PARA ALINHAR AGENDA POSITIVA PARA A CONSERVAÇÃO VOLUNTÁRIA EM TERRAS PRIVADAS

 

Julho/2107

 

FREPESP E CBRN SE REÚNEM PARA ALINHAR AGENDA POSITIVA

PARA A CONSERVAÇÃO VOLUNTÁRIA EM TERRAS PRIVADAS

 

 

A FREPESP esteve nas dependências do Sistema Ambiental Paulista, na última quarta-feira, 05/07, com o intuito de apresentar seu trabalho à Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais – CBRN, órgão ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, bem como conhecer melhor a agenda de trabalho desta Coordenadoria.

O momento foi de conhecimento e identificação de temas possíveis de se trabalhar conjuntamente em médio e longo prazo levando questões pertinentes aos RPPNistas – os proprietários de Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, e para outros proprietários potenciais à conservação voluntária em terras privadas.

A conversa abordou:

  • Adequação (legal) Ambiental – Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA);
  • Cota de Reserva Ambiental (CRA);
  • Agroecologia (protocolo agroecológico);
  • Soltura de animais e questões voltadas para a fauna;
  • Biodiversidade (é claro!) – com destaque para os serviços ecossistêmicos;
  • Banco de Áreas em Unidades de Conservação do Programa Nascentes – com questões de restauração florestal e enriquecimento de espécies nativas;
  • Entre outras ações e questões como políticas públicas e divulgação da instituição RPPN.

Aqui, na FREPESP, sempre sublinhamos a importância das RPPNs na conservação da biodiversidade paulista. Por exemplo, essas reservas abrigam nascentes d´água que abastecem a casa e a indústria de muita gente. Mas, muita mesmo!

Está na hora de o urbano (re)conhecer o rural. Muitas vezes ainda hoje, o bônus do urbano é o ônus do rural. É justo que esta lógica se equilibre.

Por outro lado, muitos proprietários de terra ainda não deram conta que ter uma área protegida é uma oportunidade de negócio, e será cada vez mais!

Esta troca de informações entre a FREPESP e a CBRN foi o primeiro passo para convergir potências e possibilidades de trabalho para promover conhecimento e ferramentas para a melhor gestão das RPPNs entre outras áreas de reservas privadas.

Além da FREPESP, esteve presente o Coordenador de Biodiversidade e Recursos Naturais – CBRN, Danilo Angelucci de Amorim; a Diretora do Centro de Informações da CBRN, Debora Orgler de Moura, a técnica do Centro de Informações da CBRN, Gabriela Grizzo, o técnico do Departamento de Desenvolvimento Sustentável (DDS), Dylan Rocha Silva; e a já parceira da FREPESP, a Fundação Florestal representados por Oswaldo Fariba e Ana Fernandes Xavier.

A FREPESP agradece a oportunidade e espera que destas sementinhas floresçam flores e frutos para a conservação da biodiversidade e para a qualidade de vida de todos!

________________

Comunicação FREPESP

Comments are closed.