CONSERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM FOCO! RPPNs PAULISTAS PARTICIPAM DO II ENCONTRO SOBRE PLANO DE MANEJO

IMG_20181129_161359

CONSERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM FOCO!

RPPNs PAULISTAS PARTICIPAM DO II ENCONTRO SOBRE PLANO DE MANEJO

 

Ao longo dos últimos anos, visando apoiar e promover a conservação da biodiversidade no território paulista por meio da conservação da natureza em terras privadas, a FREPESP vem buscando criar oportunidades e parcerias que concretizem tais objetivos e horizontes.

Após esforços junto a seus parceiros quanto a articular, organizar, registrar as boas práticas, divulgar e sempre compartilhar conteúdos e experiências, entendemos que a “II Oficina Plano de Manejo para RPPNs – Visão Empreendedora”, realizada nos dias 29 e 30 de novembro, no Parque das Neblinas – RPPN Ecofuturo, é a concretização e o resultado de mais um trabalho que se soma aos anseios da melhor gestão das RPPNs junto às questões desafiadoras que RPPNistas sempre se depararam – como a sustentabilidade financeira.

ABERTURA

Assim, como na I Oficina de mesmo tema (realizada em junho deste ano no Horto Florestal da International Paper em Mogi Guaçu/SP, saiba mais, aqui) e que deu origem ao segundo encontro, foi priorizado o diálogo e a dinâmica. Após a abertura, a apresentação do grupo veio com as expectativas de cada um para a Oficina. As palavras chave, abaixo, direcionam as falas.

Expectativas dos RPPNistas

Expectativas dos RPPNistas

O dia de trabalho começou com a apresentação do histórico e trabalhos atualmente desenvolvidos pelo Instituto Ecofuturo – que desde 1999 faz a gestão do Parque das Neblinas, com destaque para a experiência na revisão de seu Plano de Manejo. E que, trazendo bastante participatividade dos RPPNistas, pontuou sobre seu Programa de Gestão, Programa de Manejo Florestal, Programa de Pesquisa e o Programa de Educação Ambiental.

A manhã ensolarada convidou a todos para refletir e continuar a conversa junto a mata. Além de conhecer estruturas de Uso Público do Parque, a prosa seguiu o rumo da Trilha do Brejo passando pelo poderoso Rio Itatinga.


IMG_20181129_131418

TARDE

Além da primeira Dinâmica de Planejamento – parte I que promoveu o compartilhamento e sistematização dos objetivos e ameaças às RPPNs a fim de dialogar a relação com a elaboração de Planos de Manejo, a tarde trouxe a Roda de Conversa “Caminhos sobre a Sustentabilidade Econômica das RPPNs”.

Nas apresentações dos convidados para a Roda de Conversa, os RPPNistas Flávio Ojidos – autor do livro “Conservação em Ciclo Contínuo” e Lauro Maia Cavalcanti, foram listadas e exemplificadas ações para a sustentabilidade financeira de RPPNs e propriedades rurais. Curiosa e pertinente foi a reflexão sobre quanto ou como se está preparado para falar em dinheiro, para colocar no papel e inserir no planejamento custos e metas financeiras. Em relação ao planejamento de ações, fica a dica de Ojidos sobre trilhar um Longo Caminho Curto ou um Curto Caminho Longo.

Começar mais um dia com as delícias da Natural da Mata é muito bom e foi assim que iniciou o segundo dia da oficina para aproveitar ainda mais a manhã de “Planejamento – parte II”. Para tanto, foram organizadas as estações de trabalho com os temas de Programas de Manejo: (i) Administração, (ii) Proteção, (iii) Visitação e (iv) Pesquisa e que recebiam, em rodadas, os RPPNistas para dialogar sobre a construção das ações de manejo para suas reservas. A base do trabalho foi formatada com referência na ficha proposta no Roteiro Metodológico para elaboração de Planos de Manejo para RPPN (ICMBio, 2015).

A FREPESP e parceiros como o WWF-Brasil, Instituto Ecofuturo, Fundação Florestal/SMA-SP, ICMBio/MMA e International Paper, bem como BioVeritas e Natural Arte promoveram estudos sobre Plano de Manejo com apoio, parceria e participatividade que culminou no que podemos chamar do sucesso deste encontro que foi marcado pela soma e troca experiências!

Este evento sem dúvida foi marcado pelo aprendizado, troca de saberes e integração – o que foi muito significativo em termos de confiança, pertencimento e fortalecimento do grupo. O momento de colheita – que aconteceu no fim do dia de trabalho deixou evidente a satisfação do grupo em relação à oficina como um todo – a vivência junto ao local, convivência com as pessoas/ pares ali presentes e o conteúdo e conhecimento adquiridos.

RESULTADOS INESPERADOS

PROPRIETÁRIA DE RPPN SUGERE A ELABORAÇÃO DE UMA MOÇÃO DE APOIO À FREPESP

Durante o Workshop, nas discussões sobre sustentabilidade financeira, abordou-se também o desafio da sustentabilidade financeira da FREPESP. Foi destacada a importância do processo participativo, o envolvimento dos proprietários, na continuidade das ações da Federação – que se apresenta com cenário indefinido para 2019.

Analice (no primeiro plano, em pé), proprietária da RPPN Caete, se dispôs a elaborar uma moção em prol do movimento organizado da conservação voluntária paulista. Proprietários presentes puderam contribuir e aprovar o documento na ocasião da Oficina. A Assessoria de Comunicação da FREPESP contribuiu na finalização da redação sugerida pelos RPPNistas.

Analice (no primeiro plano, em pé), proprietária da RPPN Caete, se dispôs a elaborar uma moção em prol do movimento organizado da conservação voluntária paulista. Proprietários presentes puderam contribuir e aprovar o documento na ocasião da Oficina.
A Assessoria de Comunicação da FREPESP contribuiu na finalização da redação sugerida pelos RPPNistas.

TERCEIRO ENCONTRO SOBRE PLANOS DE MANEJO PARA RPPNs

Vale gravar ainda o desejo manifestado pelo grupo de acontecer um terceiro encontro com o objetivo de continuidade e troca dos avanços na construção do documento Plano de Manejo das RPPNs presentes nas Oficinas que já aconteceram.

AGRADECIMENTO

A “II Oficina Plano de Manejo para RPPN – Visão Empreendedora” tem muito o que comemorar!

A FREPESP agradece generosidade dos atores e parceiros envolvidos em compartilhar seus conhecimentos, desde a facilitação da Oficina, dos anfitriões da casa – o Instituto Ecofuturo, bem como a RPPN Gigante do Itaguaré e a RPPN Fazenda Catadupa compartilhando seus conhecimentos e experiências com o grupo da II Oficina de Plano de Manejo com visão empreendedora. Outro momento foi o da consultoria realizada para contribuir com os Programas previstos na elaboração dos Planos de Manejo quando a Fundação Florestal, Instituto Ecofuturo, WWF-Brasil, BioVeritas, Arte Natural e também a FREPESP contribuíram nas trocas com os RPPNistas.

Também, o apoio, parceria e participação de todos os atores e amigos envolvidos e que assim fizeram o sucesso deste encontro rico em conteúdo e trocas!
Agradecemos a presença dos RPPNistas, e dos colaboradores da oficina: o “Programa RPPN Paulistas” da Fundação Florestal, o WWF-BrasilFlávio Ojidos – RPPN Gigante do Itaguaré, Lauro Maia Cavalcanti– RPPN Fazenda Catadupa – Preservação e Resgate Histórico , os facilitadores Julia Lima e Guilherme Rocha Dias , e Paulo Groke e Raquel Coutinho do Instituto Ecofuturo. Mais uma vez ao Ecofuturo pela recepção que faz todos se sentirem em casa!

Bem como à RPPN Mahayana – Reserva Mahayana pela agradável hospitalidade! Gratidão também pela sempre saborosa experiência com a Natural DA MATA.

A cada um pela oportunidade de somar em conhecimentos, saberes e experiências!

É mais um marco positivo para a causa das RPPNs, para o “Movimento Paulista da Conservação Voluntária”! Num clima de integração e esperança…rumo a 2019 de trabalho, oportunidades e abundância, o evento foi encerrado.

Abaixo, momentos de confraternização do encontro como na RPPN Mahayana – local onde RPPNistas pernoitaram e puderam conhecer um pouquinho da atenciosa hospitalidade.

“A RPPN Catadupa agradece de coração a acolhida e o ótimo pouso que tivemos. Muito obrigado.”

Também, depoimentos registrados no grupo de WhatsApp “RPPN SP” por organizadores e pelos participantes.

“Muito obrigado pela visita e pelo curso de rico conteúdo. Sejam sempre bem vindos ao Parque das Neblinas – RPPN Ecofuturo. Parabéns a FREPESP e a Fundação Florestal pelo gigante esforço que têm feito pela conservação em terras privadas.”

Paulo Groke, Instituto Ecofuturo

“Para nós também foi uma troca riquíssima! É sempre gratificante estar com pessoas que têm um compromisso tão importante e lindo como as RPPNS. Obrigada a todos!”

Raquel Coutinho, Instituto Ecofuturo

“Parabéns Julia e Guilerme pela excelente condução da oficina. Ao Paulo Groke e toda a equipe do Parque das Neblinas e ao Heródoto  Mauricio, Damião pela recepção e acolhida. E a todos os parceiros, FREPESP, WWF e proprietários pela ótima participação e resultados da oficina. E agradeço muito minha querida amiga e colega Ana Xavier pela dedicação sem fim ao Programa RPPN.

Oswaldo Bruno – “Programa RPPN Paulistas” da Fundação Florestal/ SMA-SP

É muito gratificante fazer parte de um grupo de pessoas, altamente envolvidas e empenhadas com o compromisso de preservar e cuidar da natureza. A cada contato, a cada reunião de trabalho, criam-se laços e ideias novas, para ir em busca de alternativas e caminhos para viabilizar e efetivar as ações que todos desejamos. Por tudo isso quero agradecer aos Rppnistas que são o centro de todo esse processo. Agradecer igualmente à RPPN Ecofuturo e Mahayana pelo apoio, por todo o cuidado e hospitalidade. Ao WWF e aos excelentes consultores Guilherme e Júlia. Aos grandes amigos Oswaldo Bruno, Ana Maria, Flávio, Ana Celina por dividir a responsabilidade e o compromisso dessa tarefa, em nosso trabalho cotidiano.

Ana Xavier – “Programa RPPN Paulistas” da Fundação Florestal/ SMA-SP

Nós da RPPN Catadupa é que agradecemos a oportunidade de poder contribuir e principalmente poder estar junto mais uma vez em oficinas tão ricas e engrandecedoras como essa. Nossos sinceros parabéns a todos os envolvidos para a realização deste evento tão importante para a causa rppnista e principalmente a frepesp por todo o carinho, empenho e trabalho. Grande abraço a todos.

RPPN Fazenda Catadupa

“Não tive oportunidade de ficar até o final, mas pelas msgs imagino que o fechamento dos trabalhos tenha sido muito bom! Agradeço e parabenizo a todos os RPPNistas presentes; ao Ecofuturo pela recepção sempre acolhedora; a todos os parceiros e apoiadores da FREPESP,  especialmente a Ana Maria, Ana Celina, Oswaldo Fariba e Ana Xavier!” Vamos em frente! Abs.

Flávio Ojidos – RPPN Gigante do Itaguaré

A Alê e eu da RPPN Besouro de Fogo, gostaríamos de agradecer a oportunidade e a dedicação de todos os envolvidos! Saímos muito fortalecidos e animados para elaborar nosso plano de manejo e futuramente poder ajudar outros rppnistas. A melhor parte foi passar esses dois dias com tantas pessoas maravilhosas e generosas! Um grande abraço a todos!

RPPN Besouro de Fogo (em processo de reconhecimento)

Maria Helena e eu da RPPN AGUAS CLARAS nos sentimos maiores e mais poderosos do que somos ao encontrar integrantes da mesma “tribo” com objetivos claros, definidos, e bastante empenhados na execução do que for necessário à preservação e melhoria do meio ambiente ao nosso alcance . Estamos encorajados e fortalecidos, mais dispostos para encarar as tarefas e desafios da reserva particular. Por isso tudo queremos manistar que estamos muitíssimo gratos aos organizadores, aos apoiadores, consultores, aos mais experientes e aos companheiros desta “viajem” existencial.

João e Maria Helena, RPPN AGUAS CLARAS, São Luís do Paraitinga

Gratidão à todos!! juntos seremos mais forte.

D. Edite, RPPN Sítio Primavera

Deixo aqui minha gratidão pela amizade, carinho e empenho de todos. Tenho certeza, de que este processo participativo é o caminho para transformação dos nossos desafios. Junto a fazemos mais e somos mais fortes!!!

Ana Maria Soares – FREPESP

Parabéns !!

Muito boa a oportunidade fornecida pela FREPESP, WWF, Ecofuturo e demais parceiros. Gostaria de estar presente. Espero poder aprender com vcs numa próxima oportunidade! Grande abraço.

Pietro, RPPN Trápaga

 

IMG_20181130_135932_HDR

RPPN Águas Claras
RPPN Besouro de Fogo
RPPN Botujuru
RPPN Capuava
RPPN Caete
RPPN Ecofuturo
RPPN Fazenda Catadupa
RPPN Fazenda Renópolis
RPPN Gigante do Itaguaré
RPPN Sítio Primavera
RPPN Vale Verdejante

Obs.: Pode conferir também a notícia sobre a “II Oficina Plano de Manejo para RPPNs – Visão Empreendedora” no site do WWF-Brasil, aqui.

______________________________________________________________

Comunicação FREPESP 
Ana Celina Tiburcio 
Comunicação e Conteúdo Ambiental 

 

Comentários

Preencha com seu comentário

Campos obrigatórios são marcados com *