COLABORAÇÃO E PARCERIA MARCAM SEMINÁRIO “CRIAÇÃO DE RPPN E A PROTEÇÃO DAS MICROBACIAS” EM SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

 

Junho/2017

 

COLABORAÇÃO E PARCERIA MARCAM

SEMINÁRIO “CRIAÇÃO DE RPPN E A PROTEÇÃO DAS MICROBACIAS”

EM SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

 

Do SEMINÁRIO “Criação de RPPN e a proteção das Microbacias” um pouquinho do balanço que fica é o sentido de colaboração no movimento em prol da conservação voluntária em terras privadas. As parcerias têm trazido a questão do “fazer acontecer” e a amplitude às realizações.

No caso da FREPESP, suas parcerias trouxeram produtos como o termo de convênio com a SMA-SP por meio da Fundação Florestal e as coordenadorias da Secretaria como a de Fiscalização Ambiental e a de Biodiversidade e Recursos Naturais, e a Cesta de Benefícios para proprietários da RPPN. Já a parceria junto ao WWF Brasil tem fortalecido a Federação de forma a realizar sua missão.

De modo geral essas parcerias tornam possíveis benefícios diretos e indiretos para as RPPNs e seus proprietários, os RPPNistas, em termos de gestão da reserva.

Dentro de seus territórios e ‘expertises’ os atores presentes no evento e envolvidos com a causa estão abertos às possibilidades de fazer acontecer dentro de uma perspectiva de parcerias.

Por certo, um caminho promissor para que um ganho em escala e de muitas frentes: a social, a ambiental, a educação, a cultura…frente as boas práticas de produção e conservação da natureza.

Além da presença de proprietários de terra particular interessados em reconhecer área como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), estiveram presentes gestores de parques da região, organizações da sociedade civil, alunos universitários e órgãos ambientais públicos.

A FREPESP parabeniza a RPPN Fazenda Renópolis pela organização e realização do Seminário “Criação de RPPN e a proteção das Microbacias”, que aconteceu no dia 06 de junho de 2017 – em Santo Antônio do Pinhal, e que teve o apoio da parceria entre a FREPESP e o WWF-Brasil.

Que venha mais! 😉

Comunicação FREPESP

Comments are closed.