BEM-VINDO(A) À BIBLIOTECA DA FREPESP!
Você pode consultar e /ou baixar os conteúdos. E, também pode enviar sua sugestão para incluirmos aqui.
Agradecemos a sua visita 😉
- RPPN Municipal ”Roteiro para o reconhecimento de Reserva Particular do Patrimônio Natural" / José Luciano Souza, Mônica Fonseca. – São Paulo : Fundação SOS Mata Atlântica. 2018.
- Mudanças no Código Florestal Brasileiro: desafios para a implementação da nova lei - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG/PNUD) - Publicação discute as mudanças no Código Florestal Brasileiro trazendo um conjunto de questionamentos, oportunidades e desafios que precisam ser compreendidos e monitorados para a implementação da nova lei. Abordando aspectos legais, implicações práticas, lacunas, gargalos e proposições de políticas que tenham como horizonte o efetivo cumprimento da lei.
- As Reservas Privadas de Patrimônio Natural (RPPNs) como instrumentos de políticas públicas para a proteção ambiental: o caso do Estado de São Paulo - FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Aluno: Victor Biaggi Ferraz. Orientador: Andre Pereira de Carvalho. São Paulo, 2016.
- Roteiro Metodológico para Elaboração de Plano de Manejo para Reservas Particulares do Patrimônio Natural - 2015 - ICMBio/ Ministério do Meio Ambiente.
- Roteiro Metodológico para Elaboração de Plano de Manejo para Reservas Particulares do Patrimônio Natural - 2004- ICMBio/ Ministério do Meio Ambiente.
- "Minha Terra Protegida - histórias das RPPNs da Mata Atlântica" - Programa de Incentivo àss RPPNs da Mata Atlântica.
- Folder da FREPESP: Tudo o que você precisa saber sobre Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN
- “A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e os Cartórios de Registro de Imóveis”_2015, organizada pela Conservação Internacional CI-Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica.
- Cartilha: “Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN: iniciativa cidadã para a proteção da natureza“. A publicação é uma parceria WWF-Brasil e FREPESP com apoio do programa Sítios do Patrimônio Mundial Natural e traz informações sobre essas áreas e destaca a importância das reservas para proteção da biodiversidade brasileira.
- RPPN - Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Mata Atlântica, 2004. Reserva da Biosfera da Mata Atlântica * MAB * UNESCO - SÉRIE 1 - CONSERVAÇÃO E ÁREAS PROTEGIDAS - Caderno n.º 28.
- Manual de utilização da ferramenta para Gestão de RPPN – GRPPN – Realização: WWF-Brasil – Programa Mata Atlântica e Programa Pantanal. Créditos Institucionais e Técnicos: WWF-Brasil; Federação das Reservas Ecológicas do Estado de São Paulo – FREPESP e, Associação de Proprietários de RPPNs do Mato Grosso do Sul (REPAMS).
- Resumo do Plano de Manejo - RPPN Botujuru/ Autor: Ecofuturo - Instituto Ecofuturo - "A RPPN Botujuru – Serra do Itapety pertence a SPLF Investimentos e Participações LTDA e foi criada devido à importância socioambiental e histórica da Fazenda Rodeio, em Mogi das Cruzes, na Serra do Itapeti. A reserva, de caráter perpétuo, protege importantes remanescentes de mata atlântica numa área de, aproximadamente, 4 milhões de metros quadrados."
- Valoração de Unidades de Conservação: benefícios econômicos e sociais gerados pelas Reservas Particulares de Patrimônio Natural da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza - Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
- Caminho das Pedras – Manual de acesso às fontes de Recursos Públicas Nacionais para proprietários de RPPN – A FREPESP e o WWF-Brasil lançaram a publicação com o intuito de aumentar o acesso dos proprietários de reservas particulares aos recursos disponíveis no país para projetos nessas áreas protegidas – usando o manual para identificar opções com estudos técnicos para o plano de manejo e demandas de infraestrutura – trilhas, centro de visitantes, sinalização entre outras. — “Quatorze fontes, entre 125 existentes no país, podem receber projetos com orçamentos entre R$ 5 mil a R$ 800 mil, para diversas atividades de apoio à conservação dentro das propriedades, como o desenvolvimento de pesquisas científicas, a recuperação de áreas degradadas, a capacitação profissional e o desenvolvimento de produtos e serviços informativos e de educação ambiental.”
- Publicações MMA dirigidas as Unidades de Conservação - "O MMA, no âmbito do Projeto Consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) – LifeWeb co-financiado pela República Federal da Alemanha promoveu a confecção de material informativo cujo objeto é a orientação técnica aos interessados na submissão e elaboração de emendas parlamentares e propostas de convênio que promovam a ampliação, implementação e consolidação do SNUC, dentro do escopo da ação orçamentária 20LX. O material resultante foi um kit composto por 3 publicações distintas:
- *Implantação e consolidação do SNUC – ação orçamentária 20LX: Folder de conteúdo resumido, descrevendo principalmente as ações que podem ser apoiadas pela ação orçamentária 20 LX e quais são as UCs que compõe o SNUC. Direcionado principalmente ao público desconhecedor do tema.
- *Como Apoiar o SNUC: cartilha voltada para o público do Congresso Nacional (parlamentares), contendo orientações para a elaboração das emendas parlamentares destinadas a apoiar unidades de conservação.
*Orientações básicas para apresentação de proposta para a implantação e consolidação do SNUC – ação orçamentária 20LX: manual completo, com descrição detalhada para orientar a formulação de emendas parlamentares e facilitar a elaboração de proposta técnicas e planos de trabalhos vinculados a ação orçamentária 20LX. O Foco são os proponentes.
- Planos de Ação Nacional - ICMBio - Os Planos de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção ou do Patrimônio Espeleológico (PAN) são políticas públicas, pactuadas com a sociedade, que identificam e orientam as ações prioritárias para combater as ameaças que põem em risco populações de espécies e os ambientes naturais e assim protegê-los.
- Guia Prático de Sinalização de Trilhas - O Guia apresenta meios para garantir a eficiência e a segurança de áreas protegidas e parque nacionais.
- Guia de Plântulas e Sementes da Mata Atlântica do Estado de São Paulo - Número do ISBN: 978-85-89142-06-9. Autores: Felipe Furtado Frigieri, Natasha Sant Anna Iwanicki, Flávio Bertin Gandara, Elza Martins Ferraz, Gerson Oliveira Romão, Guilherme Furlan Coletti, Vinicius Castro Souza, Maria Andréia Moreno. Prefácio e Apresentação, confira aqui.
- Sementes Florestais - Guia para germinação de 100 espécies nativas - Produzido pelo Instituto Refloresta, o guia traz informações sobe cem espécies que ocorrem em formações vegetais do estado de São Paulo: Floresta Ambrófila Densa, Floresta Ambrófila Mista, Floresta Estacional Decidual, Floresta Estacional Semidecidual e Cerrado. De linguagem de fácil compreensão difunde informações técnicas que contribuem para a qualidade e diversidade de espécies em ações de restauração florestal.
- Revista Boas Práticas na Gestão de Unidades de Conservação (2016) - Uma iniciativa do IPÊ em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a publicação bilíngue (português/inglês) faz parte do projeto "Motivacão e Sucesso na Gestão de UCs". A revista traz 36 matérias que mostram como soluções simples podem ter grande impacto no dia-dia da gestão de áreas protegidas, e de que forma elas têm contribuído para a implementação e desenvolvimento das UCs Federais. Busca ainda mostrar de que maneira problemas bastante comuns em UCs - como fogo florestal, mau uso do solo, invasões, caça e extração ilegais, entre outros - foram enfrentados a partir de inovações trazidas por gestores e parceiros dessas unidades.
- RPPN Fazenda Catadupa. Artigo científico "Desenvolvimento de argamassas de revestimento no Vale Histórico Paulista, Brasil" - (que compõe o capítulo 1. Materiales y Técnicas Constructivas, página 39). Andrea Cavicchioli ( Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, Brasil); Guillermo Rolón (CRIATiC - Centro Regional de Investigaciones de Arquitectura de Tierra Cruda, Conicet, Argentina); Lauro Maia Cavalcanti (Instituto Socioambiental RPPN Fazenda Catadupa, Brasil); Joseane Fontaine (Instituto Socioambiental RPPN Fazenda Catadupa, Brasil).
- Saneamento Ecológico/ Escola da Unidade /ECOSAN - A problemática do Saneamento, soluções, conceitos e técnicas.
- Livro: Apiterapia - Verdade incontestável, de José Luiz Vazquez Seijas. (2010). "Cientistas, pesquisadores e médicos, mundialmente reconhecidos, concordam com a eficácia surpreendente dos produtos elaborados pelas abelhas no tratamento de várias enfermidades. A Apiterapia em harmonia com a Alimentação VIVA, mudará a vida do homem sobre a Terra."