Biblioteca

indicamos-6-livros-que-voce-deve-ler-noticias BEM-VINDO(A) À BIBLIOTECA DA FREPESP!

 

Você pode consultar e /ou baixar os conteúdos. E, também pode enviar sua sugestão para incluirmos aqui.

Agradecemos a sua visita 😉

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Manual de utilização da ferramenta para Gestão de RPPN – GRPPN – Realização: WWF-Brasil – Programa Mata Atlântica e Programa Pantanal. Créditos Institucionais e Técnicos: WWF-Brasil; Federação das Reservas Ecológicas do Estado de São Paulo – FREPESP e, Associação de Proprietários de RPPNs do Mato Grosso do Sul (REPAMS).

 

  • Resumo do Plano de Manejo – RPPN Botujuru/ Autor: Ecofuturo – Instituto Ecofuturo – “A RPPN Botujuru – Serra do Itapety pertence a SPLF Investimentos e Participações LTDA e foi criada devido à importância socioambiental e histórica da Fazenda Rodeio, em Mogi das Cruzes, na Serra do Itapeti. A reserva, de caráter perpétuo, protege importantes remanescentes de mata atlântica numa área de, aproximadamente, 4 milhões de metros quadrados.”

 

 

  • Caminho das Pedras – Manual de acesso às fontes de Recursos Públicas Nacionais para proprietários de RPPN – A FREPESP e o WWF-Brasil lançaram a publicação com o intuito de aumentar o acesso dos proprietários de reservas particulares aos recursos disponíveis no país para projetos nessas áreas protegidas – usando o manual para identificar opções com estudos técnicos para o plano de manejo e demandas de infraestrutura – trilhas, centro de visitantes, sinalização entre outras.  —  “Quatorze fontes, entre 125 existentes no país, podem receber projetos com orçamentos entre R$ 5 mil a R$ 800 mil, para diversas atividades de apoio à conservação dentro das propriedades, como o desenvolvimento de pesquisas científicas, a recuperação de áreas degradadas, a capacitação profissional e o desenvolvimento de produtos e serviços informativos e de educação ambiental.”

 

 

  • Publicações MMA dirigidas as Unidades de Conservação – “O MMA, no âmbito do Projeto Consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) – LifeWeb co-financiado pela República Federal da Alemanha promoveu  a confecção de material informativo cujo objeto é a orientação técnica aos interessados na submissão e elaboração de emendas parlamentares e propostas de convênio que promovam a ampliação, implementação e consolidação do SNUC, dentro do escopo da ação orçamentária 20LX. O material resultante foi um kit composto por 3 publicações distintas:
  • *Implantação e consolidação do SNUC – ação orçamentária 20LX Folder de conteúdo resumido, descrevendo principalmente as ações que podem ser apoiadas pela ação orçamentária 20 LX e quais são as UCs que compõe o SNUC. Direcionado principalmente ao público desconhecedor do tema.
  • *Como Apoiar o SNUC: cartilha voltada para o público do Congresso Nacional (parlamentares), contendo orientações para a elaboração das emendas parlamentares destinadas a apoiar unidades de conservação.
  • *Orientações básicas para apresentação de proposta para a implantação e consolidação do SNUC – ação orçamentária 20LX: manual completo, com descrição detalhada para orientar a formulação de emendas parlamentares e facilitar a elaboração de proposta técnicas e planos de trabalhos vinculados a ação orçamentária 20LX. O Foco são os proponentes.

 

 

 

 

  • Planos de Ação Nacional – ICMBio – Os Planos de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção ou do Patrimônio Espeleológico (PAN) são políticas públicas, pactuadas com a sociedade, que identificam e orientam as ações prioritárias para combater as ameaças que põem em risco populações de espécies e os ambientes naturais e assim protegê-los.

 

 

 

  • Sementes Florestais – Guia para germinação de 100 espécies nativas – Produzido pelo Instituto Refloresta, o guia traz informações sobe cem espécies que ocorrem em formações vegetais do estado de São Paulo: Floresta Ambrófila Densa, Floresta Ambrófila Mista, Floresta Estacional Decidual, Floresta Estacional Semidecidual e Cerrado. De linguagem de fácil compreensão difunde informações técnicas que contribuem para a qualidade e diversidade de espécies em ações de restauração florestal.

 

  • Revista Boas Práticas na Gestão de Unidades de Conservação (2016) – Uma  iniciativa do IPÊ em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a publicação bilíngue (português/inglês) faz parte do projeto “Motivacão e Sucesso na Gestão de UCs”. A revista traz 36 matérias que mostram como soluções simples podem ter grande impacto no dia-dia da gestão de áreas protegidas, e de que forma elas têm contribuído para a implementação e desenvolvimento das UCs Federais. Busca ainda mostrar de que maneira problemas bastante comuns em UCs – como fogo florestal, mau uso do solo, invasões, caça e extração ilegais, entre outros – foram enfrentados a partir de inovações trazidas por gestores e parceiros dessas unidades.