31 de JANEIRO – DIA NACIONAL DAS RPPNs

Janeiro/2017

31 de janeiro

DIA NACIONAL DAS

RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL,

A NATUREZA

 

Comemoramos hoje o dia das Reservas Particulares do Patrimônio Natural, uma data que reforça o valor dos recursos naturais para a nossa vida, a importância da conservação da natureza, e convida toda a população a cuidar do seu meio ambiente.

Apesar de ainda aguardar aprovação do Senado, conforme proposta do Projeto de Lei nº 2532/1, na data de 31 de janeiro celebra-se o “Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural”, as RPPNs.

As RPPNs são Unidades de Conservação de áreas privadas, criadas por iniciativa de proprietários de terra que reconhecem e otimizam o valor ecológico de suas terras, e que ao mesmo tempo assumem o compromisso de proteger a natureza.

Assim, é um ato voluntário do cidadão em preservar a natureza, e tem como objetivo por parte de seus donos a conservação da biodiversidade local (flora e fauna), bem como a proteção das águas, por exemplo, pelos rios e nascentes.

Além de preservar a beleza da paisagem e os locais históricos, as RPPNs protegem nossos biomas e seus serviços ecossistêmicos – como a provisão de águas, qualidade do ar, polinização, conservação do solo, manutenção do equilíbrio climático e ecológico, e entre outros. Também, podem atuar no desenvolvimento de pesquisas cientificas, atividades de educação ambiental e ecoturismo.

De RPPNs ricas e de beleza estonteantes não faltam Brasil afora. Há também aquelas que combinam bem a conservação da natureza com atividades produtivas, criando exemplos de uma produção mais natural e harmoniosa com a terra – levando aos seus “filhos” mensagens de que há outras maneiras de viver, aliando respeito e dignidade à vida junto a civilização. Parabenizamos cada uma delas!

Assim, o Dia Nacional das RPPNs alerta a sociedade para a importância da conservação da biodiversidade em terras privadas – contribuindo para a preservação do Planeta, e destaca para as autoridades públicas apoio efetivo a todas as unidades de conservação da nação.

Na Mata Atlântica brasileira, na última década, o número de propriedades particulares reconhecidas reservas particulares do patrimônio natural teve aumento por volta de 80%.  No estado de São Paulo, são 89 as RPPNs reconhecidas atualmente, e que representam mais de 21.700 hectares de áreas protegidas.

A data de 31 de janeiro marca a publicação do primeiro decreto que instituiu a figura da RPPN na legislação brasileira.

_____________________________

Assessoria de Comunicação FREPESP 

Relações Públicas responsável: Ana Celina Tiburcio

frepespcomunicacao@gmail.com

 

Comments are closed.